Um novo conceito em matéria de práticas empresariais tem ocupado um espaço importante nos últimos tempos: “Environmental, Social and Governance” ESG.
Neste artigo você entenderá como esse conceito vem sendo trabalhado no ambiente corporativo. Confira?
Você sabe o que é ESG e qual a sua importância?
As empresas têm compreendido cada vez mais a importância da sustentabilidade, e a necessidade de defender valores socioambientais.
Podemos dizer que o propósito é tão importante quanto o lucro para uma parcela significativa de investidores, e essa é uma tendência crescente que não irá recuar.
Neste contexto, as práticas sustentáveis passaram a integrar a estratégia financeira do negócio.
Atualmente, um negócio precisa demonstrar para os investidores que está alinhado com as boas práticas ambientais.
Isso ocorre tanto uma questão melhoria dos resultados financeiros, quanto da manutenção da marca no mercado com uma boa reputação.
Mas afinal, porque o ESG é quase uma unanimidade entre os investidores?
Os investidores passaram a adotar este critério nas suas avaliações e a questionar e exigir das empresas a adoção de práticas sustentáveis.
Esta prática visa assegurar os investimentos, utilizando o ESG como parâmetro em suas análises de risco.
Afinal, um investidor prefere alocar seus recursos em empresas que partilham dos mesmos valores que ele.
Em outras palavras, o ESG tem se mostrado um excelente critério para que os investidores avaliem o comprometimento de determinada empresa com o meio ambiente, governança e responsabilidade social.
Os critérios ESG são de estrema relevância, e uma prova disso é que já existem diversos fundos multimercado compostos por empresas que se destacam pelas boas práticas nestes pilares.
Esses fundos impactam na operação das Bolsas de Valores, influenciando no fluxo de compra, venda e valorização de ações das empresas de capital aberto.
Entenda melhor quais são os pilares ESG:
Ambiental
O objetivo desse pilar é a redução do impacto ambiental, e envolve por exemplo logística reversa, reciclagem, recursos naturais, processos industriais menos danos ao meio ambiente etc.
Social
Este pilar se refere a stakeholders, ou seja, empregados, clientes, fornecedores etc., e o impacto causado na comunidade em que a empresa atua.
Governança
O pilar da Governança está ligado ao combate a corrupção, e pautado por uma atuação ética e transparente, ou seja, verifica se a empresa está em Compliance com as leis e regulamentos pertinentes.
Conclusão
O ESG é uma nova regra dos negócios, num mundo em plena transformação digital em que as novas tecnologias permitem monitoramento eficaz do desempenho das empresas.
A empresa que não estiver alinhada com esta nova tendência perderá em competitividade a médio e longo prazo.
Por outro lado, a empresa que está alinhada a estes pilares poderá se valer disso para atrair investidores e reduzir riscos do negócio, aumentando o retorno sobre o capital investido.
Conte com advogados especializados em Compliance e ESG para orientar sua empresa da melhor forma e evite correr riscos.
Gostou de saber mais sobre ESG? Compartilhe essas informações e acesse nosso blog para estar por dentro das novidades do mundo corporativo.