O chamado Compliance Digital está relacionado à conformidade digital!
A transformação digital faz parte do dia a dia de qualquer negócio para se manter competitiva em seu nicho de mercado.
Por esta razão, estar em conformidade com as normas que regulam o ambiente digital é fundamental para que sua empresa não sofra prejuízos.
A inovação tecnológica constante não é mais uma opção, mas sim requisito essencial para estar no mercado.
Os clientes estão cada vez mais exigentes, e ao entrar em contato com a sua empresa querem desfrutar de uma experiência de usuário marcante e agradável.
A infraestrutura tecnológica precisa estar funcionando perfeitamente, inclusive no quesito de segurança da informação e conformidade.
O Compliance Digital está inserido nesta realidade e faz todo o sentido ser assim, pois a importância dele está na necessidade de as empresas manterem sua conformidade de maneira ampla, inclusive na esfera digital.
O que é o Compliance Digital?
Compliance Digital é o conjunto de processos internos adotados por uma determinada empresa com o objetivo de analisar riscos inerentes ao negócio e suas operações.
A partir dessa análise, sua empresa deve adotar medidas preventivas e regras de conduta envolvendo tecnologia da informação.
Para simplificar, podemos dizer que observar o Compliance Digital é “estar em Compliance” no que se refere ao uso da tecnologia, e isso significa estar em conformidade com as leis que regem o ambiente digital.
Como implementar o Compliance Digital?
O conceito de Compliance Digital ganhou notoriedade no Brasil, após a entrada em vigor da Lei Anticorrupção e da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD).
Para implementar o Compliance Digital, é preciso criar rotinas de análise de riscos para proteger a privacidade e os dados dos usuários.
As práticas adotadas precisam garantir efetivamente, o funcionamento dos sistemas e a observância dos requisitos previstos na Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais – LGPD.
As políticas internas, por sua vez, definem procedimentos para cumprir o disposto na legislação.
Fique atento a questão da validade das licenças para uso de softwares e quantidade de usuários habilitados, bem como a adoção de políticas internas para gerir o TI da sua empresa.
Qual a importância do Compliance Digital?
A transparência é indispensável para o sucesso de qualquer negócio. É preciso identificar em tempo real qualquer não conformidade que possa causar danos.
O Compliance Digital visa proteger os dados corporativos, aprimorar processos e melhorar a qualidade e eficiência.
A segurança das operações faz com que a empresa tenha credibilidade e melhore a sua reputação no mercado.
Conclusão
As empresas precisam se adaptar constantemente à velocidade da transformação digital daí a importância do Compliance Digital.
É fundamental que sua empresa tenha controle sobre a segurança dos dados para evitar multas e autuações, além de outros prejuízos nessa seara.Conte com advogados especializados em Compliance para orientar sua empresa da melhor forma e evite correr riscos.
Gostou de saber mais sobre Compliance Digital? Compartilhe essas informações e acesse nosso blog para estar por dentro das novidades do mundo corporativo.