compliance na gestão de startup

A transformação digital e o cenário de crise sanitária aceleram o empreendedorismo e a inovação no Brasil, diante da necessidade de adaptação de todos à nova realidade mundial.

Em maio de 2020, US$ 36 milhões foram investidos nas Startups por meio de  aportes de Venture Capital, segundo dados da empresa de inovação Distrito.

As Startups promissoras tem alto potencial econômico, mas estão sujeitas a erros, e um deles sem dúvida está na gestão do Compliance.

Conheça agora neste artigo a importância do Compliance na gestão das Startups! Confira!

Por que considerar o Compliance nas organizações desde a sua idealização

O crescimento sustentável de uma Startup depende, dentre outros fatores, da adoção de mecanismos de Compliance eficazes desde sua idealização.

Isso porque, essas ferramentas contribuem, e muito, para o alinhamento de interesses entre stakeholders, além de preservar a reputação da Startup no mercado desde o início.

A Startup que implementa um sistema de Compliance desde o início, ganha a credibilidade, o que facilita a captação de recursos de investidores-anjo e aceleradoras.

Além disso, a adoção de mecanismos de Compliance e Governança Corporativa é um dos requisitos mais exigidos por investidores.

O programa de Compliance tem como principal função garantir que a empresa esteja ciente dos riscos advindos de descumprimentos legais e regulatórios.

Essa visão ampla de riscos, faz com que a empresa passe a adotar as ferramentas necessárias para estar em conformidade às legislações e regulamentações.

Os empreendedores de Startups geralmente entendem que a implantação de um Programa de Compliance representa apenas custos ou engessamento dos processos, o que prejudicaria o crescimento da empresa.

No entanto, a implementação de um Programa de Compliance bem estruturado e projetado sob medida para o modelo de negócio desde a criação da empresa é na verdade um importante investimento.

Isso porque na medida em que cresce e ganha espaço no mercado, oferecendo soluções inovadoras e desejadas pelo público alvo, este crescimento orgânico será sustentável a médio e longo prazo, preservando sua reputação.

Por fim, a maioria das Startups envolve a gestão de dados pessoais, por serem empresas digitais em sua maioria, o que torna ainda mais necessária a gestão do Compliance Digital para preservar a privacidade dos dados dos usuários.

Conclusão

As empresas que estão se inserindo do mercado e trazendo inovações importantes para as pessoas precisam desde logo estar atentas a questões de Governança Corporativa.

A implementação de programas de Compliance em Startups tem sido critério de avaliação no momento da escolha da marca por consumidores e, sobretudo por investidores, pois gera credibilidade, eficiência, e reduz riscos.

Um programa de Compliance bem estruturado de acordo com o modelo de negócio da Startup contribui para sua consolidação no mercado.

Conte com advogados especializados em Compliance para orientar sua empresa da melhor forma e evite correr riscos.

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