A cultura de uma organização é muito importante para o seu sucesso a longo prazo e sabemos que não é fácil criar uma nova cultura dentro de uma empresa.
Neste artigo vamos abordar a importância da cultura de Compliance nas empresas e tratar do processo de mudança de cultura empresarial propriamente dito. Confira!
Afinal, o que é Cultura de Compliance?
A cultura de Compliance pode ser considerada como um verdadeiro compromisso que a empresa assume no sentido de aderir a transparência e integridade.
Esse compromisso envolve o cumprimento de normas como o código de conduta, leis, regulamentos etc.
A criação de uma cultura de Compliance deve partir de atos da alta administração da empresa, que deve dar suporte e servir de exemplo.
A disseminação da cultura de Compliance deve ser constante e incansável, pois somente desta forma, irá alcançar a todos indistintamente, ou seja, desde o colaborador operacional, até o mais bem remunerado “C level”.
Em outras palavras, pode-se dizer que a implantação de uma cultura Compliance deve partir do topo da organização e se estender até a base da pirâmide hierárquica, esse consenso é geral entre os profissionais da área.
Neste cenário, o Compliance Officer deve garantir que todos os funcionários compreendam a cultura da empresa e a obedeçam, criando mecanismos de capacitação e disseminação.
Temos que os canais de denúncia são um excelente mecanismo tornar efetiva a cultura de Compliance dentro de uma empresa e fazer com que ela seja realmente praticada por todos.
A Lei Anticorrupção, recomenda que todas as empresas adotem um programa de Compliance, mas não adiante criar programas sem que haja uma mudança de cultura internamente em cada colaborador.
É preciso ter em mente que é o colaborador, independentemente do nível hierárquico ou da gravidade da conduta, que fere as normas com as suas ações e posicionamentos.
Saiba como implementar a Cultura de Compliance
O primeiro passo é a criação de um código de conduta e o treinamento dos colaboradores.
O programa de Compliance deve ser composto por uma matriz de risco, visando prevenir, identificar e eliminar riscos.
Mas vale lembrar que a prática da ética e da transparência nas condutas do dia- a-dia deve vir em forma de exemplos do topo da organização.
Isso significa que para que haja uma verdadeira disseminação de uma cultura de Compliance, os valores éticos devem ser incorporados todos os dias, ainda que haja punição legal.
A mudança de mindset é fundamental entender que não é necessário ter punições para agir de maneira ética.
Diante disso a empresa deve repelir veementemente atitudes reprováveis como o preconceito, pois isso fere a reputação da organização.
A ampla disseminação de uma cultura de Compliance implica em compreender que não basta vigiar constantemente, é preciso conscientizar acima de tudo.
Quanto mais pessoas estiverem conscientes do seu papel na empresa, mais a cultura de Compliance se dissemina e se efetiva.
Conclusão
Agora que você já conhece um pouco mais sobre a importância da Cultura de Compliance, consulte um advogado especializado para orientar sua empresa a implementar um programa de Compliance.
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